Junho, mês do Sagrado Coração de Jesus
Mês Mariano 2023
4ª Semana do Advento
3ª Semana do Advento
2ª Semana do Advento
1ª Semana do Advento
As Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas), são uma Família Religiosa nascida do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello. Consagradas a Deus para servir a Jesus Cristo em comunidade, dedicam suas vidas à educação humana, cristã e salesiana dos jovens. Dom Bosco escolheu para elas Maria Auxiliadora , que soube encarnar e viver a pedagogia do cuidado, que concretiza sua paixão educativa pelos jovens e as torna mulheres geradoras de vida no coração da contemporaneidade.
No dia 5 de agosto de 1872 , Madre Mazzarello com o primeiro grupo de onze jovens pronunciou seu "sim", como Maria, para serem ‘auxiliadoras’ com e entre os jovens.
“Por um dom do Espírito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou nosso Instituto como resposta de salvação às profundas expectativas das jovens.
Transmitiu-lhe um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor e deu-lhe um forte impulso missionário” (Const. FMA 1).
A educação da juventude é uma escolha prioritária das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) nos cinco continentes em várias presenças: Oratório-Centro Juvenil, Escolas e Centros de Formação Profissional, Instituições de Estudos Superiores, Missões Indígenas, trabalhos com crianças, adolescentes, jovens em situação de risco, Centros de Espiritualidade, Centros de Promoção da Mulher , Associação Voluntária para o Desenvolvimento da Educação da Mulher (VIDES).
Esse ano, no dia 05 de agosto, as Irmãs Salesianas comemoraram 150 anos de Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. 150 anos nas trilhas de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
13 de Maio, dia de Madre Mazzarello
No dia 13 de maio, a Igreja celebra a Santa Maria Domingas Mazzarello, conhecida entre os salesianos como Madre Mazzarelo, ao lado de Dom Bosco, fundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
Maria Mazzarello nasceu no dia 9 de maio de 1837, em Mornese (Alessandria), na Itália. Na família foi formada numa piedade sólida, numa laboriosidade incansável e grande senso prático e profundidade de discernimento que manifestou depois, também como superiora.
Graças à intensa participação aos sacramentos e sob a direção sábia e iluminada do Padre Pestarino, fez grandes progressos na vida espiritual. Por ocasião da visita de Dom Bosco a Mornese (08-10-1864) ela disse: “Dom Bosco é um Santo, e eu sinto isso!“.