No início de sua atividade na Galileia, Jesus chamou algumas pessoas para segui-lo e ajudá-lo a anunciar a Boa Nova. Hoje Ele ainda continua chamando pessoas apaixonadas pela vida para dar continuidade à sua missão. Sente-se chamada? Então venha ser uma Irmã Salesiana e anuncie o Evangelho doando a vida pelos jovens. Conheça as etapas da nossa formação.

 

1ª ETAPA

Projeto Main: uma proposta de acompanhamento; direcionado às jovens acima de 18 anos que se sentem atraídas pela vida religiosa salesiana. O projeto tem a duração 9 meses. Neste período, você terá a oportunidade de se questionar sobre sua vocação, sobre as motivações que a levam a sonhar com a vida religiosa salesiana. Poderá aprofundar sua fé, suas raízes cristãs, terá contato com a Palavra de Deus e conhecerá um pouco mais o carisma salesiano. Além disso, a cada mês é proposto um filme, que enriquece o tema refletido.

 

2ª ETAPA

Aspirantado: está é a etapa de quem já está decida a fazer uma experiência no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Neste tempo, você fará uma experiência de viver numa comunidade salesiana. Pode durar entre 1 ou 3 anos, depende das necessidades de cada uma.

 

3ª ETAPA

Postulado: é período de preparação para o noviciado. É quando você já passou pelo Aspirantado, fez a experiência de partilhar a vida com as Irmãs e está decidida a continuar no Instituto. É um tempo mais exigente e requer mais interioridade para solidificar as bases do percurso formativo.

 

4ª ETAPA

Noviciado: esta é uma etapa muito importante, em que você assimila o que é realmente ser uma Filha de Maria Auxiliadora. Com a ajuda da Mestra de noviças e da comunidade, você conhecerá com mais profundidade a vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello, além de interiorizar valores evangélicos e salesianos.

 

Em todas as etapas da formação, você pode contar com o acompanhamento de uma Irmã Salesiana. Ela estará pronta para caminhar com você.

Além disso, oferecemos aos adolescentes, a partir dos 14 anos, as atividades pastorais Despertar, Páscoa Juvenil e VIDES (voluntariado), que também possuem cunho vocacional. As jovens que fazem o “Projeto Main” são convidadas a participarem da Páscoa Juvenil e do VIDES.

Não tenha medo! Venha nos conhecer e saber qual é o segredo da alegria salesiana!!!